Notícias
Início - Notícias - Taubaté ganha Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Taubaté ganha Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde

Image

Taubaté ganha Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde

11/06/19

Como parte do trabalho de gestão de resíduos, que conta com um amplo leque de atividades, a exemplo da coleta domiciliar e seletiva, Taubaté agora passa a contar com uma Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde (UTRSS). O novo serviço dá um encaminhamento seguro aos rejeitos hospitalares, visando preservar a saúde da população e do meio ambiente.

Nessa fase inicial, a unidade tem capacidade para tratar 550 Kg/hora, totalizando, em média, 70 toneladas por mês de resíduos do grupo A (resíduos com a possível presença de agentes biológicos que podem apresentar risco de infecção) e do grupo E (resíduos perfurocortantes ou escarificantes e todos os utensílios de vidro quebrados no laboratório (pipetas, tubos de coleta sanguínea e placas de Petri) classificados na Resolução CONAMA nº 358/2005 e na Resolução da Diretoria Colegiada - RDC Nº 222/2018. A expectativa é aumentar o volume de tratamento para 200 toneladas por mês, quando a UTRSS estiver operando nos três turnos, o que deve acontecer ao longo dos anos, com o aumento no número de clínicas, laboratórios e hospitais provocados pelo crescimento da população. Além disso, o projeto prevê a instalação de um segundo equipamento, que pode acontecer quando a produção ultrapassar a capacidade máxima das 200 toneladas. 

A gestão da unidade de tratamento é de responsabilidade da EcoTaubaté, que realiza a coleta desses materiais em unidades públicas e privadas do município que exerçam atividades que gerem esse tipo de resíduo, tais como hospitais, postos de saúde, estúdios de tatuagens etc.

Todo material recolhido recebe tratamento adequado para o descarte final, o que inclui esterilização e trituração para, na sequência, serem encaminhados ao aterro sanitário. “A Unidade de Tratamento de Resíduos de Serviços de Saúde é um passo muito importante de amadurecimento do trabalho de gestão de resíduos em Taubaté”, ressalta Tiago Becker, gestor da EcoTaubaté. 

Utilizamos cookies para analisar sua interação com o nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com nossa Política de Privacidade.