Notícias
Início - Notícias - NOTA - MANIFESTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS

NOTA - MANIFESTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS

NOTA - MANIFESTO DE TRANSPORTE DE RESÍDUOS

22/12/20

Aos estabelecimentos geradores de resíduos de serviços de saúde

O Ministério do Meio Ambiente emitiu a portaria MMA 280/2020, com vigor a partir de 30/06/2020, para instituir o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR Nacional), ferramenta de gestão e documento de declaração nacional de implantação e operacionalização do Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS), previsto no artigo 20 da Lei Federal 12.305/2010 (Política Nacional de Resíduos Sólidos). O MTR Nacional segue em modo experimental até o fim de 2020, passando a ser obrigatório a partir de 01/01/2021.

O MTR Nacional é uma ferramenta online gratuita, auto declaratória e válida no território nacional, emitida pelo Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (SINIR). O SINIR é o sistema de coleta, integração, sistematização e disponibilização de dados de operacionalização e implantação dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos. Com o MTR Nacional, o procedimento gera um documento, lançado exclusivamente pelo gerador, que deverá acompanhar o transporte do resíduo até a sua destinação final ambientalmente adequada.

Em relação ao Manifesto de Transporte de Resíduos – MTR, instituído no âmbito do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos – SINIR, esclarecemos que:

Nos estados em que já se utiliza a ferramenta online MTR ou sistema com informações compatíveis com os requisitos do MTR (São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais e Rio Grande do Sul), os usuários deverão utilizar apenas o sistema estadual. Nota completa disponível em https://www.gov.br/mma/pt-br/assuntos/noticias/nota.

No estado de São Paulo, o sistema adotado pela CETESB é o SIGOR, que estará disponível no link https://cetesb.sp.gov.br/sigor-mtr/.

Portanto, solicitamos que seja realizado o cadastro no SIGOR para que não seja interrompida a coleta dos resíduos, visto que a emissão do MTR online é obrigatória a partir do dia 01/01/2021.

 

Clique aqui para acesso ao passo a passo e a planilha.

 

Qualquer dúvida entre em contato conosco pelo SAC 0800-541-1202.

Utilizamos cookies para analisar sua interação com o nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com nossa Política de Privacidade.