Notícias
Início - Notícias - Consórcio assume limpeza urbana em Taubaté

Consórcio assume limpeza urbana em Taubaté

Consórcio assume limpeza urbana em Taubaté

02/06/16

Taubaté

 

O consórcio EcoTaubaté, formado pelas empresas Marquise e FortNort, assumiu ontem os serviços de varrição na região central de Taubaté e de coleta, transbordo e destinação final do lixo domiciliar.

 

Esta é a primeira etapa da operação da PPP (Parceria Público-Privada) da Limpeza. O contrato, com duração de 30 anos, renderá R$ 2,087 bilhões ao consórcio -- são R$ 5,827 milhões mensais. O edital prevê, porém, reajustes anuais nos valores, para promover equilíbrio econômico-financeiro.

 

A coleta de lixo já era realizada pela Fortnort.  A partir de agora, serão 17 veículos nesse serviço. O transbordo e a destinação final do lixo eram realizados por outras empresas, mas os contratos terminaram. A varrição era feita por servidores da prefeitura.

 

A administração não informou o que será feito com eles -- são até 666 funcionários, que deverão ser transferidos para outras funções.

 

A prefeitura não informou quando o consórcio vai assumir os outros serviços, como limpeza de boca de lobo, poda de árvores, capina, corte de grama, coleta de lâmpadas e pneus e ainda melhorias nas praças públicas.

Prazos. A prefeitura diz que a terceirização vai possibilitar a melhoria nos serviços.

O edital da licitação que resultou na contratação do consórcio estipula prazos, como o de 36 meses para a implantação da coleta seletiva na área urbana do município. A empresa também terá 24 meses para implantar e operar unidade de compactação de resíduos sólidos domiciliares.

 

Em 24 meses, a redução de massa deve chegar a 10%. Em 60 meses, a 15%. E ao fim de 96 meses, a 30%.

 

Fonte: O Vale

http://www2.ovale.com.br/consorcio-assume-limpeza-urbana-em-taubate-1.687670

Utilizamos cookies para analisar sua interação com o nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com nossa Política de Privacidade.