Notícias
Início - Notícias - Coleta seletiva começa em Taubaté a partir desta quinta-feira

Coleta seletiva começa em Taubaté a partir desta quinta-feira

Image

Coleta seletiva começa em Taubaté a partir desta quinta-feira

31/05/17

Coleta seletiva começa em Taubaté a partir desta quinta-feira

500 containers estão espalhados pela cidade

Taubaté, 31 de Maio de 2017 às 18h26. Atualizado em 01 de Junho de 2017 às 13h55.            
Rodrigo Fernandes

 

Quatro caminhões irão percorrer os bairros da cidade. Divulgação / Prefeitura de Taubaté

A cidade de Taubaté passa a contar com a coleta seletiva de lixo a partir desta quinta-feira (1º). Os serviços serão executados pela Eco Taubaté, consórcio formado pelas empresas Marquise e FortNort. Ao todo serão quatro caminhões disponibilizados para o serviço que vai abranger todos os bairros da zona urbana da cidade.

Segundo a prefeitura, a ideia é que o serviço chegue também à zona rural. “Neste semestre iremos focar na área central e depois, gradativamente, ampliar o serviço aos bairros rurais”, disse o secretário de serviços públicos, Alexandre Magno.

O período de contrato com a prefeitura é de 30 anos e o investimento é de R$ 2,1 mi. Serão 35 funcionários atuando na coleta seletiva no munícipio e 500 containers espalhados estrategicamente pelos bairros da cidade.

Desde o mês passado a população vem recebendo orientações do que pode ou não ser separado para a coleta. “Não é necessário identificar o lixo e também não há limite de quantidade de material para ser recolhido. Mas o lixo reciclável precisa ser necessariamente limpo e seco”, diz o secretário.

Duas cooperativas da cidade, dos bairros Vila Marli e Santa Tereza, serão as responsáveis pelo armazenamento de todo o material coletado. De acordo com a prefeitura, 100% do valor arrecadado será destinado para as cooperativas.

O secretário disse ainda que irá cadastrar todos os catadores independentes e autônomos atuantes no munícipio. “Faremos o cadastramento, porém ninguém será impedido de trabalhar”, disse.

A coleta seletiva em Taubaté irá ocorrer em dois dias da semana na região central e uma vez por semana pelos bairros da cidade. Os dias e horários de cada bairro se encontram no site da prefeitura e através do telefone 0800 541 1202, que funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 22h.

Os serviços de coleta seletiva na cidade fazem parte da operação da Parceria Público Privada (PPP) da limpeza, implementada em junho de 2016.

“O processo licitatório durou quase três anos, mas precisávamos dessa estrutura alinhada com um aporte financeiro que atualmente possuímos. Foi o momento ideal para lançarmos esse projeto na cidade”, disse o secretário.

Fonte: Meon
http://www.meon.com.br/noticias/regiao/taubate-inicia-coleta-seletiva-nesta-quinta-feira

Utilizamos cookies para analisar sua interação com o nosso site e melhorar o conteúdo oferecido. Ao clicar em “Aceitar”, você concorda com nossa Política de Privacidade.